Bem, existe um filme muito bonitinho chamado "Cheiro de papaia verde", ao menos esse é o nome que foi dado em português. Assisti a muito tempo. Se passa no Vietnã, por volta dos anos de 1950 e achei interessantíssimo que o mamão fosse comido, quando verde, com a pele e tudo, salgado. Ele era preparado batidinho, igual minha tia Geralda, irmã do meu pai, fazia com a abobrinha verde quando eu era criança.
Como todos os filmes vietnamitas que assisti, tem um visual, para mim, interessantíssimo, muitos silêncios, gestos e olhares... Se você procura ação, definitivamente, não é para você. Por outro lado, se procura apenas distração e não se importa com a ausência de diálogos longos e profundos, pode assistir.
Então, nunca tive coragem de comer o mamão como o vi prepararem no filme, porém, outro dia fiz doce de mamão verde... hum... nhami, nhami, nhami...
Vamos lá:
Esse é um doce dos mais interioranos que conheço. Acredito que seja típico de Minas, ao menos é típico de minha infância e juventude lá em Minas. Caso seja equivocação minha, por favor, me corrijam.
Bem, não tenho medidas certas, as receitas de doces desse tipo eram dadas mais ou menos assim:
Você rala ou corta compridinho dois mamões grandes, aí ferve duas ou 3 vezes, escorre, junta o açúcar, cravo e deixa apurar...
Então tá né?
É assim que eu faço:
Descasco e tiro as sementes de dois mamões verdes, do tamanho que eu encontrar, kkkkkkkk... Lavo direitinho.
Podem notar que minhas fatias não são de mamões completamente verdes, um estava "querendo" madurar. Porém, é melhor que estejam mais para verdes, quase completamente brancos.
Eu ralei as fatias no ralador de lasquinhas grandes. Também gosto de picar na diagonal, com cerca de meio centímetro de espessura, fica muito bonito e saboroso... Fiz em lasquinhas porque a pessoa que me pediu gosta mais assim.
Depois de ralar ou picar, lavo novamente.
Levo para ferver com água suficiente para tanto... Não precisa cobrir. Depois de levantar fervura, conto cinco minutinhos e escorro a água.
Faço isso mais uma vez. O mamão deve ficar translúcido e perder volume, fica como a cebola refogada.
Eu meço a quantidade de açúcar assim... kkk... Vejo mais ou menos o volume que deu quando escorri a água da segunda fervura e coloco metade desse volume em açúcar... Ou seja, se parece que são seis xícaras de mamão escorrido, eu coloco três de açúcar. Minha mãe sempre disse que em doce se coloca uma pitadinha de sal, pequena, de dois dedinhos, para "cortar o enjoado". É nessa hora que coloco minha pitadinha e também uns cravinhos. Coloco também cerca de 150 ml de água.
Para doces eu prefiro o açúcar cristal. Não sei se já experimentaram fazer com ele e com o refinado para comparar, eu sim e me parece que com o cristal fica menos enjoativo... Sei lá... Pode ser coisa de mineira criada no açúcar cristal... kkkk
Aqui meu doce já tinha fervido com o açúcar e cravos por uns dez minutos em fogo alto. Não precisa mexer o tempo todo.
Como eu gosto desse doce sem muita calda, eu deixo mais um pouco, agora em fogo baixo. Aí a calda fica mais espessa e o mamão mais cozidinho. Essa é uma boa hora para experimentar e, se você gostar de doce bem doce, colocar mais açúcar... Se você for deixar apurar mais como eu, cuidado para que não fique doce de mais e mexa sempre para não grudar.
Depois de apurar meu doce fica assim:
Acho que dá para notar que o volume diminuiu bem.
Esse doce me parece irresistível bem geladinho e com requeijão!!! Delícia!!!
Espero que tenham gostado. Eu gostei... Pena que já está no finzinho... kkkk...
"Meu Deus, como o tempo passa...
Dizemos de quando em quando...
Ao final, o tempo fica...
E a gente é que vai passando..."
Fado
Oi Pano de Detalhes,
ResponderExcluirAdoro esse tipo de doce. Não sou brasileira e, quando vim para cá adorei essas delícias. No Rio algumas senhoras fazem.
Beijo em seu coração amada!
Oi Maria Eduarda,
ExcluirQue bom que você gostou menina...
Beijo
Oi miguinha!
ResponderExcluirQue receita linda!!!!
Amiga,passei também para te convidar para o sorteio lá no meu blog http://cacaujafet.blogspot.com
vou adorar ter você conosco!!!!!
bjossssssssssssss
Oi querida, obrigada!
ExcluirVou dar uma passadinha em seu blog sim menina.
Beijo
olá andando pela net encontrei o se cantinho e amei, já estou te seguindo. Beijos
ResponderExcluirOi Nilce,
ExcluirObrigada menina!
Que bom que você gostou desse cantinho...
Volte sempre querida.
Beijo