segunda-feira, 9 de julho de 2012

Canto mitrado_direito e avesso


Oi meninas,

Depois da postagem da almofada algumas amigas me pediram explicações sobre o canto mitrado. Resolvi fazer uma pap e, aqui está.

Antes, como de costume, umas considerações...
Essa é minha maneira de fazer. Não tenho a pretensão de que seja a correta, melhor ou mais fácil, simplesmente é a forma como consegui interpretar a construção desse trabalho. Como não fiz, nunca, nenhum curso de corte e costura ou qualquer artesanato que seja, mesmo patchwork, não me cobro a perfeição da sequencia dos passos, somente tento compreender o que vejo e interpretar, com minha visão de leiga, as técnicas e explicações que tantas Artesãs maravilhosas e competentes colocam na Net. Aliás, existem outros paps dessa técnica na rede, muitos, maravilhosos, essa é, somente, uma interpretação pessoal do que vi e entendi.

Isso posto, vamos lá.

Esse pap é para o canto mitrado no direito e no avesso da peça, então, precisamos de quatro tiras que tenham o dobro da "aba" que queremos, mais a margem de costura. Como queria uma aba de 3cm, minhas tiras totalizam 7,5cm. Ou seja:
3 + 3 + 0,75 +0,75.

O Comprimento da tira deve ser o comprimento da área onde ela será aplicada mais pouco mais do dobro da aba. Eu coloco cerca de 2cm a mais.

Como sou muito intuitiva no que faço, ou seja, sem conhecimento de técnicas, eu prefiro fazer com que minha tira fique bem parecida com um viés. Assim me sinto mais segura e erro menos.
Eu dobro minha tira ao meio, avesso com avesso e passo para vincar bem.

Depois, dobro uma abinha, margem da costura, para dentro e passo.
Notem que essa abinha está dobrada avesso com avesso.

Dobro a outra e passo novamente.
 Então, minha tira fica com três vincos, um no meio e as duas margens da costura.

Aqui, posicionada ao lado da capa de almofada, dá para ver que está dobrada completamente e que o direito do tecido está exposto.

Aqui podem ver que marquei, com caneta que sai com água, o centro da capa de almofada e também da minha tira. Faço isso para ter certeza da posição da tira.
Eu prefiro fazer o acabamento do lado direito da peça. Então, eu posiciono a tira da abinha, direito com direito, no lado de trás da peça. Na foto anterior dá até para ver o zíper que fica nas costas da peça.


Posiciono e alfineto direitinho.

Faço isso dos quatro lados, no caso, da minha capa de almofada.

Nos cantos da capa de almofada, onde as abinhas se encontram, eu marco até onde vou costurar. É que a costura não é feita até o final. Temos que deixar um pedacinho sem costura. Eu deixo o equivalente à margem de costura.

Eu marco onde a margem está e, por essa marca, sei até onde devo costurar. Faço então outra marquinha onde vou parar de costurar.
 Aqui estão minhas marquinhas, as de cima marcam onde "acaba" a capa de almofada, as de baixo, onde acabará minha costura.

O encontro das abinhas fica assim:
Fica um quadradinho que não será costurado.


Depois de costurar as quatro tiras das abinhas, fica assim:

 Aqui elas estão sobrepostas.

Aí eu dobro a peça na diagonal.
 No canto, inferior esquerdo, dá para ver que eu posicionei os vincos centrais feitos no início desse pap. Eles têm que ficar bem certinhos. Nessa foto também dá para ver que dobrei a capa de almofada costas com costas, de maneira que parte da frente da capa ficou para cima.

Dobro e vinco, com a unha mesmo, para encontrar o lugar onde a costura das tiras parou. Faço uma marquinha abaixo.

Abro as dobras e posiciono a régua deixando uma margem de 0,75, ou seja, a margem da costura, e faço uma linha reta até a dobra central da tira da aba. Depois, faço outra linha reta daquela marquinha abaixo, a do passo anterior, até o centro. Encontrando com a primeira.

Foi assim que fiz a outra linha... A de baixo.

Alfineto.

Costuro, exatamente, sobre as linhas feitas.

Corto o excesso de tecido e procedo da mesma maneira nos outros três cantos.
 Esse corte na pontinha da costura é feito para que não fique muito tecido acumulado deixando o canto sem um formato muito definido.

Depois de desvirar a abinha fica assim:

Eu ajeito bem aquelas dobrinhas que fizemos nos passos iniciais, as da margem de costura.

Ficam todas dobradinhas para dentro da aba.

Aí, finalmente, eu costuro, rente à borda, fixando a abinha. Assim a almofada fica com os cantos mitrados dos dois lados.


Espero que tenha ficado "compreensível" e que possa servir para dirimir dúvidas.
Caso queiram uma explicação melhor sobre algum passo, por favor, me avisem, ficarei encantada em ajudar. É sempre um gosto poder servir.

Beijo

"Meu Deus, como o tempo passa...
Dizemos de quando em quando...
Ao final, o tempo fica...
E a gente é que vai passando..."
Fado

11 comentários:

  1. Obrigado.
    Jaciara da Silva Albuquerque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina,

      Eu é que agradeço a visita.
      Volte sempre.
      Beijo

      Excluir
  2. Obrigada por compartilhar o PAP
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aracy, querida,

      Que bom te "ler" por aqui!
      Volte sempre querida!
      Beijo grande

      Excluir
  3. Muito bom seu pap!Também sou meio "intuitiva", dou uma pesquisada e vou fazendo até acertar, hehehe... E parabéns por fazer seu próprio pap !

    ResponderExcluir
  4. Oi Karem,

    Muito obrigada por sua visita menina. Intuição é tudo hem?

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi querida. Estou aqui lendo umas coisas lindas que postou..suas explicações são bem interessantes pela forma especial que descreve, como o filme "mamão verde papaia" amei saber e voutentar assistí-lo assim que tiver um tempo. Sobre canto mitrado não sei nem doq se trata, porém como eu amo tudo que é lindo (inclusive eu, a minha beleza contagiante kkkkkkk) não deixei de ver e volto para apreciar tantas belezas como os coentros, manjericão que amo de paixão e tenho aqui n apartamento, pena que não pode crescer que tem uma pessoa aqui que arranca tudo pra por na comida rsrsrsrs. Bjks querida amiga, fui muito agradável estar aqui no seu blog! Amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina!!

      Que honra a minha receber um recado desses... Obrigada querida... Eu, que falo tanto, estou sem palavras...
      Volte sempre...
      Beijo

      Excluir
  6. Com sua ajuda acabei de costurar as bordas de uma fronha para meus netos. pensei que não conseguiria mas seu PAP foi mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que alegria sem fim!!!
      Que bom que pude ajudar... Isso faz valer muito a pena... Obrigada por me deixar saber que pude ser útil...
      Beijo

      Excluir
  7. Olá. Adorei seu pap. Gostaria de ver a capa na almofada. Seria possível? Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar aqui o seu Detalhe...