quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Voltando com deliciosos sequilhos de Maizena com coco...

Oi,

Depois de quase um ano resolvi voltar ao Blogue... Sempre gostei muito daqui. Senti muita falta mesmo.
Hoje eu estava com saudades de minha infância... kkkkk Já faz um tempinho que fui criança... kkkk

Sempre gostei da cozinha, sempre tentei cozinhar e um dia, não tenho certeza de quantos anos eu tinha, mais de 10, com certeza, mas não muito mais, li uma receita de sequilhos de coco na embalagem da Maizena... A foto era linda... Eu adorava mingau de Maizena com canela, também adorava coco, água de coco, cocada, beijinho... Tudo que tivesse coco poderiam me dar... Essas referências, o mingau e a fruta foram suficientes para que eu desejasse fazer a receita... Fiz... simples assim... kkkkkkk

Quando minha mãe chegou, estava trabalhando, nos encontrou, a mim e meus irmãos, com as barriguinhas cheias de sequilhos... Adoro! Repeti a receita várias vezes.

É uma receita simples e, para mim, deliciosa.
Há de se levar em conta que é um biscoitinho muito, muito seco. Comer purinho, sem café, café com leite, meu preferido, chá ou o que quer que seja, eu até como sim e gosto muito mesmo, mas vou mordiscando porque mordidinhas grandinhas são complicadas porque a boca seca mesmo.

Gosto muito de fazer com coco fresco, neste caso temos que colocar um pouquinho mais de Maizena porque o coco é úmido. Hoje fiz com coco seco mesmo. Fica prá lá de delícia do mesmo jeito...

Vamos lá...

Sequilhos de Maizena com coco
500 grs de maizena
200 grs de margarina em temperatura ambiente - Eu não gosto de margarina, então uso manteiga. Uso a com sal mesmo.
10 colheres de sopa de açúcar
100 grs de coco ralado - Quando tenho disponível troco por coco fresco.
1 pitada de sal
2 ovos em temperatura ambiente

Misturar tudo. Sovar até que a massa fique homogênica e não grude nas mãos. Leva menos de 5 minutinhos. Não é como massa de pão não. É uma massa quebradiça, bem seca.
Modelar a gosto e dispor em tabuleiro, sem untar nem enfarinhar, e levar ao forno pré aquecido.
Eu coloco em temperatura média e depois de uns 10 minutos mudo para alta e fico esperando dourar. Não descuide porque é muito rápido.

Primeira fornada antes...

Primeira fornada, depois. Esses eu retirei clarinhos porque estava louca para comer... kkkk
Se você prefere o sequilho mais clarinho fique vigiando o fundinho, quando estiver dourado está pronto

Adoro!!

A segunda fornada eu deixei dourar como gosto...

Eu sou uma pessoa inconformada com o normal, quem me conhece sabe. Então, não só porque é possível, nem porque eu podia, tão pouco porque tinha tempo, mas também porque me cansa a mesmice, gosto de modificar e acredito que a apresentação do alimento é um carinho gostoso que fazemos a quem amamos, fiz de vários formatos... Bem divertido. A criança que habita em mim adora brincar com massinha... kkk

Furadinhos...

Quadradinhos e jogo da velha vazio.
O mais clarinho é da primeira fornada.

Hexágonos...

Hexágonos pequeninos...



Quadradinhos...


Hexágonos com furinho...

Estrela... Ou quase... kkkk

Jogo da velha começando, quase acabando e vencido...

Fiz também no formato clássico...

 Eu os fiz grandes, mesmo assim deu bastante. Aqui o que sobrou depois de lancharmos.

Eu comi os meus com café com leite... A do ro!!

O que sobrar deve ser guardado em recipiente que tenha boa tampa, pode ser um pote de vidro.

É isso...
Espero que seja útil, que gostem e que façam...

Beijo

"Meu Deus, como o tempo passa...
Dizemos de quando em quando...
Ao final, o tempo fica...
E a gente é que vai passando..."
Fado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar aqui o seu Detalhe...