segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Conserva agridoce de pepinos

Oi, 
Aqui em casa adoramos essa conserva agridoce de pepinos, amamos. Desde que aprendi a fazer não parei mais... Fiz a primeira vez com dois e agora só faço com 4.

Quando fiz a primeira vez usei a primeira receita que encontrei na Net, não me lembro em qual site. Eu tinha dois pepinos e a receita era para um... kkkk Então, quem me conhece ou acompanha lá no Face sabe que minhas receitas são muito intuitivas, então eu fiz logo com os dois pepinos e fui colocando os ingredientes até ter um sabor agradável para mim... kkkkk Modifiquei ela de cara... kkkk Adoro!


Caso você resolva fazer, teste as quantidades para adequá-las a seu paladar também. De qualquer forma, a receita original pedia, para um pepino, meia xícara de açúcar para uma xícara de vinagre de arroz e uma colher de café, rasa, de sal...

Vamos lá...
Aqui tenho 4 pepinos japoneses laminados bem fininho. Laminei na faca mesmo, sem mandolin ou processador. 



Fui fazendo camadas em minhas peneiras de cozinha. Após cada camada eu salpicava sal, salpicava sem medo.

As peneiras estão sobre potes.

O sal vai começar a desidratar o pepino, então ele, o pepino, vai soltar uma boa parte de sua água.
Quando terminei de montar a segunda peneirinha os pepinos da primeira já haviam começado a suar. 


 Depois de cerca de 3 horas estavam assim:
A cor muda.

Essa é a quantidade de água que sobrou do processo.

Voltei eles na minha baciinha.

A receita que encontrei mandava lavar os pepinos na peneira mesmo... Eu prefiro a imersão.

O pepino fica com uma aparência de meio cozido. 

Depois de bem lavadinho eu espremo entre as mãos pequenas porções. 
 
Não é para esmagar esses gostosos, precisamos somente retirar o excesso de água.

Vou colocando o pepino espremidinho nos potes.

O vinagre de arroz, o açúcar e sal eu coloco em uma panelinha e aqueço levemente, só para ajudar a dissolver o açúcar. Eu gosto dessa mistura com o sabor do vinagre acentuado pois os pepinos vão deixa-la mais suave.
Para essa quantidade eu usei cerca de 2 xícaras de vinagre, mais ou menos 1 xícara de açúcar e uma colher de chá de sal.
Completo os potes com pepinos e depois essa mistura e dou uma mexidinha com uma colher.

Essa foi a quantidade... Ai que coisa bem gostosa...

Depois de completamente frio tampamos e levamos à geladeira. A receita dizia que dura até 6 meses, de verdade, não sei... Aqui em casa esses dois potes duram no máximo uns 10 dias.


É isso...

Beijo :)

"Meu Deus, como o tempo passa...
Dizemos de quando em quando...
Ao final, o tempo fica...
E a gente é que vai passando..."
Fado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar aqui o seu Detalhe...