terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PAP_Aplicação de renda - Projeto com ângulos retos

Oi meninas, 

Recebi em meu e-mail pedidos de explicações sobre a forma como apliquei a renda do pap do organizador de bolsas.
Vocês já sabem que gosto de ressaltar, sempre, que existem muitas maneiras de se fazer a mesma coisa... As formas que apresento a seguir não são as “corretas”, são somente outras formas. Espero que aproveitem e que seja útil.

Bem, vou aproveitar as fotos excedentes do pap do organizador de bolsas... É que ele estava ficando muito grande, quase um livro e resolvi editá-lo um pouco. Agora fiquei feliz por ter tirado fotos tão precisas de cada passo porque assim posso aproveitá-las aqui. Ser detalhista também tem seu lado bom... Êba!!

Vamos lá...

Vou apresentar duas formas. Segue a primeira. Não foi essa a que utilizei... Acabei utilizando a outra. Porém, nada impede que seja feita assim a aplicação da rendinha. Só depende de seu gosto. Eu utilizei a outra técnica porque com essa, o canto fica "soltinho" e com a outra não.

Sempre inicio a aplicação de renda por um canto, normalmente escolho um canto que ficará interno ou que não "apareça" muito.  Já para o viés, começo longe do canto... Qualquer dia posto um pap sobre colocação de viés...

Costure normalmente, aplicando a renda até quase o final do tecido. Neste caso eu utilizei um zigue-zague bem estreito e fechadinho.

Deixe apenas 2 ou 3 milímetros sobrando, e afaste o tecido da agulha.

Dobre a renda como na foto.

Volte a renda no lugar, com cuidado, posicionando-a na direção de aplicação no tecido, volte tudo ao pé da máquina e continue costurando normalmente.
Devo dizer que para viés essa é a forma de aplicação da qual mais gosto e os cantinhos ficam perfeitos. Para a renda porém, o efeito não me agradou muito e acabei desmanchando e utilizando uma outra forma, muito parecida. É essa a forma que segue abaixo.

Tudo começa igualzinho...

Deixe, porém, sobrar um espaço maior, bem maior e não tire o tecido do pé da máquina. Melhor ainda, deixe o tecido bem firme no lugar, com a agulha inserida nele para ter certeza de que ele não se moverá.

Faça a primeira dobra.


Depois a segunda e continue costurando, cuidadosamente. Vire o tecido e continue sua aplicação da rendinha.

Borda feita.

Para finalizar, não tem segredos. Costure reto até o final da peça. Vire e costure, fixando a lateral da rendinha.


Fica assim... Meio estranho mesmo...


Depois de cortar bem rente fica melhorzinho...
Esse tipo de finalização eu coloco sempre em cantos que não aparecerão muito. Devo dizer, porém, que já vi outras finalizações bem menos estéticas ou interessantes que essa, então, estou muito contente com o resultado final.

Espero que as amigas que pediram tenham gostado e que aproveitem as idéias.

Beijo

6 comentários:

  1. oie...
    bem legal a explicaçao e facil!!!!! adorei.....bjos
    gaby
    feliz 2011

    ResponderExcluir
  2. Oi menina,

    Que bom que gostou... Fiz com todo carinho...
    Felicidades mil a você também.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria, partcipo do Patchepinte, sou seguidora do seu blog e amo as suas explicações. Fiz a carteira, mas como fou marinheira de primeira viagem, ela ficou bem feinha. Tenho dificuladade para aplicar o vies, mas vou tentar fazer novamente e tb vou fazer o organizador de bolsa, achei o seu um luxo. Assim que ficarem prontos mando as fotos pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Oi menina,

    Obrigada pelo carinho...
    No início eu também me atrapalhei bastante. As coisinhas que eu fazia ficavam comigo mesma... Eu não tinha coragem de presentear ninguém com meus trabalhinhos... Porém, as coisas mudam... Nós aprendemos e é isso que importa. Você verá que será mais fácil da próxima vez... Quero muito receber as fotos de seus trabalhos inspirados em minhas coisinhas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. me dê uma dica da renda pregada ao contrário, ou seja pra fora, principalmente no cantinho pra não ficar feio.

    ResponderExcluir
  6. Estou fazendo guardanapos de 40cm com renda de 1cm na borda, mas tô com dificuldade para fazer a dobra no cantinho, pode me ajudar com uma dica?

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar aqui o seu Detalhe...