Oi meninas,
Finalmente o PAP que eu havia prometido. Espero que gostem e que seja útil.
Antes de tudo, umas considerações... Vejam bem, esta é somente mais uma maneira de se fazer um organizador de bolsas. É a minha maneira.
Quando eu estava começando minha aventura pelos paninhos eu fiz um outro e, tenho que admitir, não gostei. Ele ficou bem molinho. Eu prefiro o tecido mais encorpado, durinho. Por isso, fui experimentando até chegar a essa forma que demonstrarei. Nem levou muito tempo. Acho que utilizei a entretela e depois já fiz como abaixo. Claro que cada pessoa faz como prefere, deseja ou gosta. Como comentei, essa é, apenas, a minha forma de fazer.
Vamos lá, coloquem uma música gostosa de ouvir e boa para cantar junto porque essa costura não tem segredos nem dificuldades...
Começamos cortando no “termo-adesivo”, é isso mesmo, papel termo-adesivo, a medida de 20 x 64cm. Eu utilizo o nacional mesmo. Ele é de boa qualidade e dá ao tecido a textura que eu gosto.
Vamos utilizar dois tecidos, o principal e o forro.
Vale lembrar, porque sempre pessoas novas entram nesse mundo dos paninhos e podem estar vendo isso pela primeira vez, que o termo-adesivo é aplicado, a parte rugosa, sobre o avesso do tecido a ser aplicado. Passamos a ferro, sobre o papel, utilizando temperatura média à baixa, sem vapor, e movimentando sempre para não queimar o adesivo. Sabemos que está aplicado quando, levantando uma pontinha do papel, vemos que há, no tecido, uma película brilhante e, perceptivelmente, adesiva.
Acertamos o tecido no tamanho do termo-adesivo. Acho que isso se chama "refilar"...
Aplicamos o tecido, no caso o principal, no segundo tecido, o forro. Aqui, o forro é um algodão cru bem delicado.
Acertamos novamente.
Faço sempre uma dobra de 7cm para marcar a posição da etiqueta.
Eu sempre a coloco rente à dobra. Assim ela fica na parte de baixo do organizador.
Agora é hora de fazer o acabamento em toda a volta de nosso futuro organizador. Eu, ultimamente, estou aplicando umas rendinhas de algodão bem estreitas. Claro que pode ser viés.
Rendinha e etiqueta aplicadas.
Lembra daquela dobra que fizemos para localizar a posição da etiqueta? Agora dobramos novamente, colocamos o elástico embutido, no caso aquele redondinho, ou tubinho, e costuramos bem. O elástico não pode se soltar. Eu coloco 25cm de elástico.
Aqui as medidas que utilizo para costurar os compartimentos. Claro que cada pessoa pode adapta-las a seu gosto ou necessidade.
Nossa, já acabamos...
Reparem como ele fica em pé sem se dobrar, bem firminho. É essa a textura que me agrada.
Uma vista de cima. Ele fica bem firminho mesmo. Não sei bem como explicar a textura... Parece emborrachado...
Agora podemos enfeitar como melhor nos pareça. Eu gosto de colocar fuxicos... Agora, porém, não tenho tempo para aplicar nadica. Só vou detalhar esse organizador no ano que vem.
Espero que tenham gostado.
Beijo
adorei a sua ideia de trabalhar com o termo colante!!
ResponderExcluirvou testar tb.
eu geralmente uso a manta polly R2 e o ferro de passar pra fixar o forro e o topo na manta, tb fica bem firme e com uma textura bacana, e dá pra quiltar, que no meu caso é uma paixão...
fica ótimo tb!!
mas adorei as medidas que vc colocou, vou copiar tb, pra qdo for testar sua técnica!!
olha, muito obrigada pela sua boa vontade de compartilhar as coisas.
beijos, feliz natal e muito sucesso pra vc!!
;)
Estou viajando e não vejo a hora de chegar em casa para fazer esse organizador.Adorei!Já consegui fazer a carteirinha,muito obrigada mesmo.Eu que nunca tinha costurado um zíper,apanhei no viés mas deu para disfarçar com o bordado.Resultado fiquei com ela para mim.Feliz Ano Novo!!BJULU
ResponderExcluirOi meninas,
ResponderExcluirLuana, é bem interessante sua forma de fazer. Também adoro quiltar... É verdade que tenho que aprimorar minha técnica... Vou tentar com a manta.
Luciana, que bom que gostou... E fico muito feliz em saber que fez a carteirinha. No começo todo mundo apanha mesmo. Eu já estou até acostumada com a surras que levo das novas técnicas nas quais me aventuro... No fim tudo fica bem...
Meninas, voltem sempre porque quero postar novas dicas ao menos uma vez por semana. Afinal, para que serviria esse espaço, senão para dividir coisinhas gostosas de fazer, presentear e ter?...
Beijo, felicidades e sucesso a vocês também!
oi...muito legal sua ideia...adorei!!!
ResponderExcluirfeliz 2011
bjos
gaby
Oi Gaby,
ResponderExcluirObrigada menina.
Beijo
Muito bem explicado, obrigada pelo PAP, bjs.
ResponderExcluirSilvia Bellemo
Silvia_bellemo@hotmail.com
Gostei demais! Obrigada pelas dicas!
ResponderExcluirMuito obrigada pelo carinho em dividir um trabalho tão especial!! beijo
ResponderExcluirOi Silvia, Susana e Vera,
ResponderExcluirAi meninas, obrigada!! Voltem sempre.
Beijo
Olá, adorei seu blog, muitas dicas legais.
ResponderExcluirGostaria de saber qual a marca nacional que você usa de papel termo-adesivo, só encontrei importado.
Obrigada
Bjs
Fê
Oi Fê,
ExcluirObrigada!
Menina, eu uso o TecLabel. Você pode comprá-lo pela Internet. Tem um site maravilhoso, da Tia Lili, vou deixar o link já do papel:
http://www.panoxadrez.com.br/prod,idloja,5983,idproduto,1635560,papel-termocolante--entretela--teclabel
Pode pedir sem medo que eles entregam em sua casa e o preço é bem melhor que o importado.
Beijo querida, volte sempre...