domingo, 12 de outubro de 2014

Pap_Manta Artur

Oi, tudo bem?

Hoje vou mostrar como fiz uma mantinha de braço, não é de berço não hem minha gente... Sabe aquela mantinha que colocamos sobre o bebe quando o carregamos nos braços? É essa.

Foi presente para um bebe querido que está chegando. Gostei muito desse projeto. Foi ensinado pela Maria Adna e eu o encontrei aqui.


Antes, como de costume, umas considerações... Veja bem, essa é a minha maneira de fazer. Foi como eu imprimi meu olhar no trabalho que a Maria Adna gentilmente ensinou. Não tenho a pretensão de que seja o melhor, mais bonito, correto ou o que quer que seja. É, tão somente, a minha interpretação do que aprendi com ela.

Vamos lá:
Precisamos de três tipos de tecido combinando, um para o catavento, usei o amarelinho quadriculado, um para o fundo do bloco, aviõezinhos azuis e outro para o fundo da manta, usei um cru. Todos os tecidos são 100% algodão. Não trabalho com nenhum outro tipo de tecido.

Para essa mantinha fiz 6 cataventos, então vamos cortar assim:
24 peças do tecido azul na medida de 8,5cm x 14cm.
24 pecas, também do tecido azul, na medida de 6,5cm por 14cm.
24 pecas do tecido amarelo com 8,5cm x 8,5cm.
Ainda precisamos do tecido cru, infelizmente tenho os dados somente da largura, do comprimento não... Mas não faz diferença na confecção da manta, afinal, quando você chegar no ponto de usar esse tecido, já terá o comprimento final.
Eu cortei o tecido cru com 6,5cm de altura para o meio dos cataventos.
Eu adaptei os tamanhos porque queria uma manta de braço, então, essas são as medidas para essa manta específica, faça adaptações a seu gosto e obtenha uma manta do tamanho que deseje menina.

Sobreponha os quadradinhos amarelos sobre os retângulos maiores e costure na transversal.

Notem que eu fiz duas costuras paralelas. Porquê? Já mostro mais abaixo... É muito importante que você costure todos os retângulos na mesma direção, ponha reparo nisso querida, se não, o catavento não se formará.

Temos que cortar no meio... Repare que costurei com o aviãozinho na posição correta, não estão de cabeça para baixo, Detalhes querida, Detalhes... 
Então vamos fazer assim, por isso as duas costuras, porque temos que cortar o excesso. Esse tipo de projeto gera o que chamamos de "lixo rico", ou seja, sobras de tecido reaproveitáveis. Como guardar os triângulos pequeninos para costurar tudo depois, dá mais trabalho, e descartar é um desperdício horrível, costure agora, você já está com a "mão na massa" mesmo e já escolheu tecidos combinadinhos.

Meu lixinho rico...

Aqui, abertinho...
São 24 quadradinhos de 8,5 x 8,5. Vou trata-los com carinho...

Voltando...
Depois de separar todas as costurinhas e guardar seu lixinho rico, pegue a as peças que acabou de costurar e, para facilitar, faça um montinho com todas posicionadas na mesma direção. Costure em uma lateral do seu retângulo bi estampado, aquele outro retângulo menor. 

Quando terminar de costurar tudo, passe todos, isso assenta a costura e garante melhor qualidade ao trabalho final porque evita dobrinhas minúsculas, porém, perceptíveis... 

Me perdoem, esqueci de fotografar a peça pronta...

Junte as peças de 4 em 4 como mostra a foto abaixo, formando o catavento. Posicione direitinho e costure duas peças juntas de cada vez e depois as quatro.

Acredito que com a foto abaixo seja possível montar facilmene o bloco.
Ele fica assim... Depois de terminar todos os 6, você tem que refilar, cortar os excessos, aparando as bordas, deixando todos do mesmo tamanho.

Bem de pertinho...

Costurei a faixa do tecido cru de 6,5cm fazendo a união entre dois blocos de cada vez e depois na união das 3 carreiras de dois blocos cada. As bordas foram, nas laterais uma faixa com 24cm de largura e topo e base com 12cm de largura.
Temos que passar a peça pronta.

Agora vamos quiltar...
Posicionamos o forro, com o direito para baixo, a manta, eu usei a R1, ela é fininha e tem um lado resinado, sobre a manta, o topo do trabalho... O forro e a manta devem ser um pouco maiores que e manta em si. Assim evitamos surpresas... Coloque uma margem de uns 2,5cm ou 3cm a mais.

Eu prendo meu acolchoado com alfinetes de segurança, sempre fiz assim. No início alfinetava o tecido e o dedinho, depois aprendi a usar uma colher. Posicione a colher no local em que quer colocar o alfinete, espete o alfinete em direção à colher e deixe-o deslizar por ela...

"Facim, facim"... Existem no mercado adesivos temporários em spray. Nunca usei, conheço quem use e adore. São encontrados em lojas de materiais para patchwork. 

Agora vamos quiltar... Eu fiz quilt livre, adoro... Faça como lhe parecer melhor menina...
Aprendi com uma amiga do Face uma dica importantíssima para quem quilta... "Tome vinho que o quilt sai!"... kkkk Adoro!

Esse é o pezinho de máquina que uso para quiltar, é próprio para isso e facilita muito o trabalho. Ele é genérico e plástico. Existe o genérico de metal também, esse meu nunca me deu problema e eu o tenho a bastante tempo, porém, conheço quem o tenha quebrado e prefira o de metal. Existem também os que tem a mesma marca da máquina. São mais caros e sua qualidade e utilização são, aparentemente, as mesmas...

O quilt livre é feito dando voltinhas irregulares e infinitas, e neste caso fiz por toda a manta. Vá passeando com o tecido fazendo os contornos livremente. Utilize as duas mãos para isso. Existe no mercado uma luva própria para quilt, ela é adere suavemente ao tecido. Eu não me acostumei a ela... 
A dica que dou é conservar uma vasilha com água por perto e ir umedecendo levemente as mãos para conseguir mais aderência. Veja bem, não é obrigatório fazer o quilt, Se não se sentir segura, não faça. A peça ficará bonita da mesma maneira e você não correrá o risco de danificar seu trabalho caso tenha que desmanchar o quilt.

Depois de terminar tudinho, Vamos aplicar o debrum. O Debrum é um acabamento muito utilizado. Funciona como o viés comprado, só que é caseiro, e suas maiores vantagens para mim são que podemos fazer da largura que desejarmos e em cores e estampas que não existem para comprar. É cortado na altura desejada do tecido e em sua largura total. Não se presta para trabalhos arredondados porque não tem flexibilidade. Para que tenha flexibilidade temos que corta-lo enviesado... Qualquer dia posto a maneira que conheço de fazer viés...

Costuramos o debrum por toda a peça. Para fazer os cantinhos bem bonitos, siga a dica que postei aqui. Siga a primeira dica. Lá eu fiz com renda mas não importa pois a técnica é a mesma para o debrum.

Fixe o debrum posicionando ele, direito da manta com direito do debrum no meio de um dos lados. Antes de começar a costurar, dobre, avesso com avesso, uns dois dedinhos do debrum para facilitar o acabamento. Comece a costurar outros dois dedinhos depois da dobra que você fez. Quando der toda a volta no trabalho, sobreponha uns 3 ou 4 centímetros do debrum sobre a dobra que você fez no inicio. Outro dia eu posto um pap sobre outra forma, essa mais complexa, de se aplicar o debrum.

Feito isso, dobre e passe um pedacinho do debrum, agora, na extenção do debrum que você acabou de costurar, pode ser só um centímetro, novamente avesso com avesso para dar o acabamento. Para não marcar do outro lado eu fixo o debrum com pontos invisíveis. Muitos trabalhos são confeccionados com o debrum fixo a máquina, você pode usar pontos decorativos, caso sua máquina os tenha.

Eu conheço dois tipos de pontos que são chamados de invisíveis. Escolha o seu.

Esse é o que eu mais gosto:
Você fixa a linha com um nozinho no tecido da manta. Faça isso em um local que fique oculto. Posicione a agulha e a linha no local desejado e introduza a agulha na dobra que você marcou a ferro, deslize a agulha por ela e saia do tecido. Faça pontos pequeninos. Passe a agulha no tecido da colcha, observando a distância que utilizou no debrum. Essa distância deve coincidir.

Fica assim ó...


Tem essa outra forma de fazer. Vá costurando, fixando o debrum com pontinhos estreitos também, porém dados na beiradinha do debrum. à distancia ficam invisíveis também. Só vemos de pertinho.
Essa técnica é bem mais rápida que a anterior. Porém, gosto mais da outra... Faça como desejar querida.

Achei bom colocar uma foto com o fundo colorido para melhor visualização.
Se você fizer menina, posicione a agulha um pouco mais próximo da borda do debrum.

Posiciono os alfinetes sempre próximos uns dos outros, nem leva tanto tempo assim e garante um bom trabalho, além de facilitar porque não temos que ficar ajeitando o debrum o tempo todo.

Quando virar o tecido para costurar o debrum, tenha carinho com os cantinhos. Dobre as pontinhas do tecido uma sobre a outra.
Como queria um debrum bem largo, essa dobra do cantinho ficou bem aberta, se fizer o debrum como eu menina, feche essa abertura com nossos pontos invisíveis. Em trabalhos com debrum estreito ou com aquele viés comum, na maioria dos casos, não precisamos fechar essa abertura porque ela fica bem pequena.

Para que vejam bem o ponto invisível eu estou esticando o tecido...

Aqui o tecido está livre da pressão, portanto, assentado corretamente.
Fica invisível mesmo, não?

Detalhe da minha etiquetinha de tecido.
Se ainda não souber e desejar aprender a fazer a sua, veja como aqui.

Tudo acabado... Frente:

Costas...
Em peças grandes gosto muito de colocar ao menos um dos tecidos utilizados na confecção do trabalho no avesso dele. Em peças pequenas, deixo somente com o tecido cru 100% algodão que sempre uso para forro.

Dobradinha:

Pronta para a entrega...
Existem trabalhos que não embrulho... kkk Quando fico satisfeita mesmo eu trato a própria peça como embrulho e só coloco uma fitinha para manter tudo no lugar.

Faltaram os dados do tamanho final da manta. Como eu dei os últimos pontos no debrum, praticamente na hora de sair para entregar a mantinha, esqueci completamente de medir... kkkkk Desculpem... Então, munida com minha companheira, a fita métrica e a foto em que a coloquei no nosso sofá, eu pude estimar que ela deve ter ficado com aproximadamente uns 71cm x 107cm... kkkk... Desculpem... Mas posso garantir que o tamanho ficou excelente para o propósito a que se destina.

Se tiver alguma dúvida ou comentário, por favor, Detalhe aqui, lá no Face não. É que não quero misturar as conversas. Obrigada.

Então é isso...

Espero que tenham gostado e que possam aproveitar a ideia.

Beijo

"Meu Deus, como o tempo passa...
Dizemos de quando em quando...
Ao final, o tempo fica...
E a gente é que vai passando..."
Fado

4 comentários:

  1. MUITO LINDA SUA MANTA E O PAP BEM ELABORADO... DE MANEIRA LEVE..... GOSTOSO DE ACOMPANHAR. PARABENS E MUITO OBRIGADA POR DISPONIBILIZAR SUA ARTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia Pereira,
      Obrigada querida por seu Detalhe... Que bom que gostou menina. Espero que aproveite a ideia e as dicas... Principalmente a do vinho... kkkk Beijo menina...

      Excluir
  2. linda a sua explicação, de uma forma simples, vc consegue transmitir exatamente a confecção desta peça. È a primeira vez que entro no seu blog, mas a partir de agora iniciarei uma caminhada acompanhando seus posts, . muito obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi CrisFedatto,
      Que linda você menina... Muito obrigada por seu Detalhe... Que bom que gostou. Fico muito honrada por você querer me acompanhar nessa caminhada... Beijo querida... Bem vinda!!

      Excluir

Obrigada por deixar aqui o seu Detalhe...