sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Minhas etiquetas_PAP

Oi meninas,

Recebi pedidos de explicações sobre a confecção de minhas "espetaculares" etiquetas. Então, lá vai...

Eu criei a arte no paint a partir de uma foto de um trabalho meu. Eu abri a foto no paint e escrevi o que me pareceu apropriado ao lado dela e salvei.


Eu utilizo o visualizador de imagens do Windows e ele tem recursos para girar a imagem até que ela fique em espelho, ou seja, com as palavras da direita para a esquerda e as letrinhas viradinhas. 
 
 Depois eu colei a imagem no word, tamanho “carta”. Tenho dois tamanhos de etiquetas, eu deixei a menor com 1,5 x 3 cm e a outra com 1,5 x 4,5 cm. Quando ficou como eu queria, fui colando até completar toda a página. Quase não deixei espaço para aproveitar bem o papel.

Pode-se simplesmente levar a imagem a uma papelaria que tenha alguém que trabalhe com carimbos, geralmente eles não cobram muito caro para fazer o que eu expliquei acima. Aqui perto de casa eu descobri que era cortesia caso eu imprimisse com eles. Não custa perguntar, não é?

O papel é o "transfer para camiseta", conheço de duas marcas. Ele vem com um dos lados quadriculado, a impressão é feita no lado liso. A impressora tem que ser a JATO DE TINTA. Não adianta ser outra, não dá certo, ao menos com o papel que uso. Escolha a qualidade “best” ou  “foto” porque depois as cores empalidecem.

O papel que eu uso é específico para tecidos claros 100% algodão. Caso se queira transferir para tecido estampado ou escuro, existe outro tipo de papel da mesma marca, a diferença é que a impressão consegue sobresair em fundo escuro ou estampado. Em qualquer dos casos, o tecido tem que ser de algodão.

Corto as etiquetas, posiciono no tecido e passo a ferro na temperatura máxima, sem vapor. Deixo esfriar e retiro o papel. Assim elas já estão prontas para a utilização.

As etiquetas pequenas foram transferidas para uma "fita" chamada cadarço. Elas se destinam a trabalhos menos delicados. É que a forma que utilizo para costurá-las é bem rústica. Como o cadarço desfia muito, eu o aplico à peça costurando um zigue-zague rente à impressão e corto o excesso. Pode-se observar que retirei o papel de apenas uma para mostrar, as outras estão com o papel ainda. Faço isso para protegê-las. Se ficarmos manuseando o cadarço, a trama se movimenta e a etiqueta fica "craquelada". Assim posso manusear sem problemas.

 As etiquetas maiores estão em um algodãozinho cru bem delicado. Elas se destinam a trabalhos mais delicados também. Elas ficam bem elegantes embutidas na costura.

Aqui bem de pertinho. A pequena foi impressa no "best" e a grande no "foto".
Pode-se observar a trama do cadarço. No manuseio essas "estrias" se movimentam e é isso que "quebra ou craquela" a imagem da etiqueta.

 Espero ter ajudado.

Qualquer problema ou dúvida, por favor, avisem.

Caso queira que eu confeccione suas etiquetas, me escreva - panodedetalhes@gmail.com

Beijo

14 comentários:

  1. Que passo a passo lindo,o seu bloguinho está virando "utilidade pública"!...Quisera eu,poder fazer tudinho em casa,além de tudo,daria prazer,né mesmo???
    Abreijus!!!
    Divânia

    ResponderExcluir
  2. Oi Divânia,

    Gentileza a sua menina!!
    E sim, o prazer é imenso.
    Confesso que sou detalhista... Tenho um "nome/ marca" a zelar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. QUE SHOW DE BOLA!
    ADOREI A DICA. BJS. LU

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,

    Obrigada! É sempre muito bom quando alguem gosta e pode aproveitar para si algo que fazemos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Me parece que você gosta do que faz!!!
    E achei muito bonito você dispor seu conhecimento.
    Parabéns!!!
    liége

    ResponderExcluir
  6. Ai Liége,

    Obrigada menina.

    Sou, realmente, encantada com o que faço e tenho a felicidade e o prazer de poder compartilhar o pouco que sei. Afinal, é para isso que estamos aqui, para nos ajudar mutuamente.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. adorei essa dica!! vivo doida pra fazer minhas etiquetas!
    agora só preciso de uma impressora decente...rsrsrs

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Luana,

    Que bom que gostou.
    Tente imprimir em uma papelaria menina...
    Boa sorte!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Vc é muito gentil. Parabéns! Lindas as suas etiquetas e mais linda a sua atitude em compartilhar. Pessoas como vc é que fazem a diferença. Quem sabe qualquer hora te peço para fazer umas prá mim... Não tenho tempo para fazê-las. Bjs, Rosana Pardo.

    ResponderExcluir
  10. Ai menina,

    Belezinha que é você... Obrigada! "Gentileza gera gentileza", não é?
    Sempre acreditei que a "única" forma de somar algumas coisas é dividindo-as com o maior número de pessoas possível. A criação desse espaço surgiu da necessidade de dividir. É sempre um gosto ser útil e, de mais a mais, o Planeta é muito grande e tem espaço para todas nós trabalharmos, sonegar informação é mesquinho, tacanho mesmo...

    Volte sempre menina Rosana.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Adorei o seu blog. Cheguei aqui por acaso, via facebook de uma conhecida e logo de cara me identifiquei com vc...a sua descrição parece ter sido feita por mim;-)
    Sou apaixonada por tecido e tenho feito uns trabalhinhos e vendido, estava pensando em colocar a minha marca neles e aí vi seu PAP. Obrigada por compartilhar...
    Gostaria de lhe desejar sucesso e lhe dizer que lhe achei uma pessoa de luz.
    Agora virei sempre p dar uma espiadinha! bjs ,

    Josaine Corsso

    ResponderExcluir
  12. Oi Josaine,
    Menina, que honra a minha receber um comentário como o seu... Obrigada querida.
    É sempre um gosto compartilhar e, quando servimos para algo nessa vida, já não ocupamos espaço em vão...
    Volte sempre querida.
    Beijo grande e muitíssimo sucesso a você também.

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!adoreiii o PAP da etiquetinha...vc ja testou na fita de cetim??bjsss Adri-Artes e detalhes

    ResponderExcluir
  14. Oi menina,

    Nunca tentei em cetim não. É uma ideia... Não sei se a durabilidade seria a mesma.
    Vamos tentar!!
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar aqui o seu Detalhe...