domingo, 21 de setembro de 2014

Estofado de pollo

Oi,

Hoje a conversa é sobre comidinha... Fiz um "Estofado de pollo".
É um prato peruano. Gosto demais da comida peruana, aliás, agora ela está em alta. Um dos pratos peruanos mais conhecidos, mostrados e comentados nos programas de culinária aqui do Brasil é o "Ceviche". Assim que fizermos eu mostro a vocês.

Voltando então, o estofado de pollo é um prato feito com frango, fica com caldinho e é muito delicioso. Se isso não bastasse, ainda é muito fácil de fazer. A cozinha peruana tem muitos pratos elaborados, porém, em sua maioria é composta por pratos muito saborosos porém fáceis de fazer. Eles se esmeram nos temperos e acompanhamentos e cada região tem sua própria culinária. Os pratos mais conhecidos se modificam dependendo da região do país.

Essa é a receita para quatro pessoas:
4 pedaços de frango - Eu faço com sobre-cocha, é que prefiro carne escura... Não gosto muito do peito de frango.
4 batatas médias cozidas com um pouquinho de sal e picadas em rodelas
1 xícara de cebola picada
1 xícara de ervilhas - use as frescas ou as congeladas, as enlatadas não. As congeladas não perdem muitos nutrientes e, como são colhidas e processadas muito rapidamente, também conservam sua linda aparência.
1/2 xícara de vinho tinto doce - eu coloco quase a xícara completa
1 latinha pequena de extrato de tomate - Na falta dele, ou se você não gostar, utilize umas duas xícaras de molho de tomates de sua preferência.
1 cenoura picada em rodelas
1/2 xícara de azeitonas pretas inteiras - se usar com caroço, avise os comensais... kkkk
1/2 xícara de passas negras
Uns 3 dentes de alho - eu gosto de socar no pilão, se preferir, pique a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo para refogar - não utilizo nunca o azeite para refogar. O azeite extra virgem é um alimento maravilhoso, é extraído a frio, sendo assim, ele não deve ser muito aquecido porque senão perde boa parte de suas maravilhosas propriedades. Ele deve ser utilizado na finalização do prato.

Não faz parte da receita original, porém, eu coloco um pouco de tomilho limão. Adoro!

Utilizando um pouquinho de óleo, sele o frango bem seladinho, sem sal e sem nenhum tempero até que ele fique dourado de todos os lados. Retire da panela e reserve.
Na mesma panela, utilizando o óleo que ficou, refogue o alho com a cebola até que a cebola fique translúcida. Então junte o extrato de tomate, ou o molho e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Agregue o frango, o vinho, as ervilhas, passas, azeitonas e a cenoura. Nessa hora coloco meu tomilho limão... Deixe cozinhar em fogo baixo até que o frango fique bem molinho.
Sirva com arroz branco e as batatas cozidas.

Aqui uma foto de tudo fervendo na panela...

As batatas que fiz para acompanhar...
Estas são batatas asterix. Gosto muito dessa variedade, se prestam para um purê de textura maravilhosa e também para batatas fritas sequinhas.

Se não conhece essa variedade experimente, é realmente muito boa. Acho até possível que você já a tenha visto no mercado. É essa aqui ó:
Essa imagem não é minha, peguei na Net.

Aqui o prato servido...
Salpiquei um pouco do tomilho.

Eu sempre fiz o arroz com o alho socadinho na hora, porém, meu Amores gosta que eu faça como sua mãe fazia. Minha querida sogra, querida mesmo, colocava o dente de alho inteiro. Agora, para agradar meu Amores, fiz assim. Também gosto porque aí eu pesco os dentinhos de alho da panela, os amasso no cantinho do prato com um fiozinho de azeite... Ai, ai, ai, fica um purezinho maravilhoso, até meio adocicado, lembra muito bem o alho assado.

Olhem o alhinho lindo aí minha gente...
Delícia!!

A receita é essa... Pensei um pouco e resolvi fazer umas considerações sobre o tomilho limão, esse temperinho maravilhoso.
Se você não conhece ou nunca usou, tente! Não vai se arrepender. Ele se presta para temperar pratos de todos os tipos de carnes, peixes, saladas, sopas, caldos e até molhos. Também para feijões de todos os tipos, com o fradinho especialmente, ovos e legumes... Serve para tudo esse danadinho... kkkk

Ele tem propriedades anti-espasmódicas, anti-reumáticas, anti-sépticas, bactericidas, cardíacas, cicatrizantes, diuréticas, expetorantes, inseticidas, estimulantes, tônicas e vermífugas. O tomilho é uma erva bem comum e é geralmente usado como condimento, porém, se presta para um chá bem gostoso, de paladar suave. A essência é usada em aromaterapia para o tratamento de bronquite, infeções respiratórias e até mesmo a asma.

Ele tem uma gama impressionante de nutrientes. Somente duas colheres de chá fornecem 20% da recomendação diária de ferro. Excelente fonte de vitamina K, aquelas duas colherinhas de chá fornecem 60% da recomendação diária de vitamina K, Essa vitamina, a K, é vital para a coagulação do sangue. Boa fonte de manganês e cálcio.

Tome uma chá de tomilho limão menina...
Ferva uma xícara de água com duas colheres de tomilho limão seco por 3 minutos, filtre e beba. Eu não adoço, porém se desejar, utilize um pouquinho de mel. Pode-se também adicionar uma rodelinha de limão. 

Esse chá tem vários benefícios, entre eles, é um antioxidante poderoso, promove a saúde do cérebro porque é rico em ômega 3. Alguns estudos incentivam a utilização do óleo de tomilho na prevenção do Alzheimer. Alivia a tosse, dilata os brônquios, ajuda na digestão, aliviando cólicas, gazes e desconforto abdominal pois tem um efeito calmante sobre o sistema digestivo.

Acho que são motivos de sobra para colocar esse queridinho na nossa dieta.

Olha ele aí minha gente...

O tomilho limão não perde suas propriedades se for congelado rapidamente, por isso, pra ter sempre a mão eu congelo.

Pico bem pequenininho com uma tesoura porque acho mais fácil assim... kkk Pico os cabinhos e tudo.

Acondiciono em um vasilhame... E levo ao congelador destapado para que congele logo. Só depois eu tapo. Assim tenho tomilho limão "fresquinho" sempre.
Esse potinho foi o que veio acondicionando as passas. Sempre que possível, reutilizo essas embalagens... O nosso planeta já está cheio de plástico, não vejo a necessidade de comprar aos montes. Só compro quando quero um vasilhame bem bonitinho para alguma ocasião, como acondicionar algo para que amigos levem pra casa.

É isso... Espero que tenham gostado...

Beijo

"Meu Deus, como o tempo passa...
Dizemos de quando em quando...
Ao final, o tempo fica...
E a gente é que vai passando..."
Fado

2 comentários:

  1. Deve ficar uma delicia. Adorei o post, é ótimo quando sabemos o valor dos alimentos. Colocar legumes na alimentação, é sempre uma batalha aqui em casa. Principalmente com minha filha de 15.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, obrigada querida.
      Não perca as esperanças com sua menina querida, insista e ofereça sempre alimentos saudáveis... Boa sorte menina...
      Beijo

      Excluir

Obrigada por deixar aqui o seu Detalhe...