segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Farofa simples, porém, gorda, ainda assim, deliciosa...

Oi,

Hoje o Maridéx resolveu fazer um churras... Adoramos.

Então fui para a cozinha fazer umas coisinhas... Vejam o que fiz:

Sabe a gordurinha do bacon? Então, eu a pico bem pequenininha, em cubinhos, levo ao fogo e deixo fritar até virar um torresminho...
Ficam bem crocantes... Adoro!

Aqui eu coloquei meu dedinho para terem ideia do tamanho final desse torresminho.

Refoguei uma cebola média e 4 dentes de alho socadinhos em cerca de 4 colheres da gordura que desprendeu do bacon.

Esqueci de comentar que foram trezentos gramas de bacon, depois de separar a gordurinha, eu piquei o restante, a carninha, maiorzinho...
Eu não frito a carninha até ela tostar não, eu só deixo dorar bem.

Olha o pedacinho aí...

Ralo, bem fininho, uma cenoura grande.

Depois da cebola refogar direitinho com o alho eu junto o bacon maiorzinho e a cenoura.

Incorporo, não deixo cozinhando não, é só mexer e pronto.

Coloco um pedacinho de manteiga, margarina não...
Afinal, é uma farofa gorda né minha gente? ... Não é magrinha não, se você desejar emagrecer a receia, troque a gordurinha por óleo e não coloque a manteiga...

Depois de incorporar a manteiga eu adiciono a farinha de mandioca flocada, aquela conhecida como biju... Usei duas xícaras. Também pode ser farinha de milho, fica uma delícia!!

Aqui a gordinha pronta, eu coloquei também cerca de uma colher de salsinha picada...
Salpiquei aquele torresminho da gordurinha por cima...

Aqui, bem de pertinho...
Essa farofinha fica úmida.

Essa foi a gordurinha que se soltou na fritura do bacon, eu sou mineira, cresci comendo comidinha preparada com gordura de porco, então, eu guardo essa gordurinha dos deuses para refogar o feijão... Aí, kkkkkk, ele fica gordinho também... kkkk
Como deixei esfriar, ficou cremosa. Conservo, tapada, na geladeira...

Já que eu estava na cozinha, resolvi fazer também uma salada de maionese... Adoro!
Aqui tem batata e cenoura em cubinhos, vagem picadinha e aipo, também chamado de salsão, muito pequenininho, faltaram o milho e a ervilha... É que decidi fazer na hora e era o que eu tinha... Os legumes foram cozidos no vapor.

Aqui, bem de pertinho...
Dá para ver a diferença de tamanho entre o aipo e os legumes. Como o aipo tem um sabor bem marcante, coloquei somente um talo e bem picadinho...

Coloquei a maionese...

Misturei delicadamente... Olhe como ficou menina... Delícia!...

Pratinho pronto, 

Ah, esqueci de comentar que também fiz ocopa, uma pasta peruana a base de cebolas e que leva amendoim torrado... É dos deuses e se come, neste caso, com batatas cozidas e as carnes...
Também se come com frango e se utiliza em outro prato peruano, o picante de polho... Nossaaaaaa... Muito bom mesmo!

O pratinho do meu menino, com a ocopa escorreeeedo...

Meu pratinho...
Coloquei batata e linguicinha apimentada... Ai que sucesso menina!!

Como haviam a salada de maionese, com batata, e as batatas cozidas para acompanhar a carne e a ocopa, não fiz arroz.

Aqui um detalhe da linguiça, ela leva pimenta moída em sua preparação. Ela é booooaaaaa...
Aqui em casa comemos bastante pimenta, temos o costume de fatiar a "dedo de moça" fresca para saborear com a comidinha, junto com a farofinha fica um arraso.

Já que conversamos sobre aipo, ou salsão, quero fazer umas considerações...

O aipo é uma planta muito aromática, muito rico em cálcio, vitaminas A e C e potássio. Tem propriedades dietéticas, auxilia na eliminação de gases e toxinas. Também auxilia a eliminar ácido úrico do aparelho digestivo.
Estudos demonstraram que é útil a quem sofre com gota e infecções urinárias. Pode ajudar a reduzir inflamações e artrite.

Normalmente as pessoas aproveitam somente o caule, porém, as folhas são ricas em substâncias tônicas estimulantes , diuréticas e capazes de eliminar a febre. Se prepara como infusão. 
Dele se aproveitam até as raízes, ah que danadinho..., elas devem ser cozidas e se come para auxiliar no tratamento da gota e reumatismo.

Estudos mostram que pode ser um bom coadjuvante quando se quer baixar o nível de colesterol e a tensão arterial, também alivia as dores articulares.

Não faço isso, porém, dizem que tomar um copo de suco de aipo pelas manhãs é ideal para controlar o apetite e é também um diurético leve que auxilia em casos de retenção de líquidos.

Já ouviu falar naquele suco milagroso, o detox, aquele desintoxicante, também utilizado para emagrecimento...? Então, algumas receitas levam aipo menina!...
Esse suco serve para fazer uma espécie de limpeza hepática, eliminando diversas toxinas.
Existem muitas receitas que levam também salsinha, hortelã ou couve, nesse caso é também chamado de suco verde.
Esse suco, o detox, além de ajudar a emagrecer, também ajuda a ter uma boa noite de sono...

Quer uma receitinha? Quer? kkkkkkk Existem muitas receitas, tenho uma que é bem gostosa e leva meu querido aipo.
Lá vai...
3 cenouras
1 maçã, a receita original manda tirar a casca, eu não tiro não e uso aquela maçã verdinha...
1 folha de couve, eu coloco com talo e tudo
Um punhado de salsa, uso umas 2 colheres
Um punhado de hortelã, como gosto, coloco umas 3 colheres
1 talo de aipo, coloco com ao menos metade das folhas, na receita original diziam para descartar as folhas.

É para colocar na tudo centrífuga, não tenho, então coloco tudo no liquidificador com meio copo de água gelada, bato muito bem e depois filtro com um pedaço de voal que uso só para isso...

Será que é o suficiente para você colocar o gostoso aipo em sua dieta Será? Espero que sim...

É isso...

Espero que tenham gostado.

Beijo

"Meu Deus, como o tempo passa...
Dizemos de quando em quando...
Ao final, o tempo fica...
E a gente é que vai passando..."
Fado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar aqui o seu Detalhe...